teoria do saber
Diretora: Jesus Rocha
Professor: Wlamir Ferreira
Disciplina: Filosofia
Teoria do Conhecimento: Investigando o Saber.
Lizandra Cardoso Nº 21
02/12/2013
Abaetetuba – PA
1) Responda com base no texto “Teoria do Conhecimento”
a) O que é conhecimento?
R: Segundo o filósofo norte-americano Richad Rarty, “conhecimento é representar cuidadosamente o que é exterior à mente”. Representar é o processo pelo qual a mente torna presente diante de si a imagem, a ideia ou o conceito de algum objeto.
b) Em que consiste a Teoria do Conhecimento?
R: Dentre as principais questões podemos citar: As fontes primeiras de todo o conhecimento; o processo que faz com que dados se transformem em juízos; a maneira como é considerada a atividade do sujeito frente ao objeto a ser conhecido e o âmbito do que pode ser conhecido segundo as regras da verdade etc.
c) O que ela investiga?
R: Ela investiga as origens, as possibilidades, os fundamentos, a extensão e o valor do conhecimento.
d) O que é necessário para fazer a existência do processo do conhecimento? Explique
R: É necessário que o sujeito consiga apreender objeto, isto é, conseguir representa-lo mentalmente, pois precisamos aprender bem as coisas para termos certeza do conhecimento interno para refletir o externo.
e) Quais os dois elementos do processo de conhecimento?
R: Os elementos básicos são: Um sujeito( nossa mente, nossa consciência), e um objeto( a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos).
f) Explique o sentido da afirmação empirista: “Ao nascermos, nossa mente é como um papel em branco”.
R: John Locke quis dizer que “nada vem à mente antes passar pelos sentidos sensoriais”, ou seja, crescemos tendo experiências que resulta de cada escolha que fazemos e assim nossa mente deixa de ser um papel em branco e passa a ser uma mente fértil cheia de ideias.