Teoria de Sistemas e a perspectiva sociotécnica
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
THAISA HELENA PIRES
A TEORIA DE SISTEMAS E A PERSPECTIVA SOCIOTÉCNICA
ITUIUTABA-MG
FEVEREIRO, 2014
A Teoria de Sistemas é um ramo da Teoria Geral de Sistemas, com ela a abordagem sistêmica chegou a Teoria Geral da Administração a partir da década de 1960 e tornou-se parte integrante dela. A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes ou interagentes ou um grupo de unidades combinada que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário.
A Teoria Geral de Sistemas surgiu com o biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, cujo pressuposto básico é a existência de uma tendência para integração das ciências naturais e sociais, e essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria de sistemas. Cujo objetivo era produzir teoria e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica; e os pressupostos básicos baseavam-se na tendência para a integração nas varias ciências naturais e sociais.
A necessidade da abordagem dos sistemas só se tornou visível recentemente, quando se percebeu que não era viável tratar as ciências por partes isoladas. Com essa nova abordagem, novas criações se tornaram viáveis em todos os ramos da ciência. Ludwig ficou intrigado com as peças que faltavam na biologia, a abordagem atual não tratava do organismo como um sistema, que interagia para criar condições de vida, mas que tratava com um enfoque mecanicista.
A Teoria Geral dos Sistemas fundamenta-se em três premissas básicas; os sistemas existem dentro de sistemas, os sistemas são abertos e os sistemas dependem de sua estrutura. Introduziu na teoria administrativa por vários motivos, entre eles a necessidade de uma síntese e integração das teorias que a precederam, além da contribuição da cibernética no desenvolvimento e na operacionalização das ideias.