Análise sociotécnica
DISCIPLINA:Gestão Industrial PROF.(a): Luciana
TEMA: Abordagem Sociotécnica
Nome:_________________________________________Pront :________
Nome:_________________________________________Pront :________
Nome:_________________________________________Pront :________ Curso:____________ Turma:_______
IFSP- Campus São Paulo
São Paulo,19 de Outubro de 2012
Introdução
Com a evolução industrial após a 2ª Guerra Mundial e as Teorias de Organização do Trabalho que focavam ora a produção ora o trabalhador, houve a necessidade de criar um modelo que abordasse ambas as coisas.Foi então que na década de 1950, o Tavistock Institute of Humans Relations fez estudos sobre a organização do trabalho numa mineradora de carvão inglesa, que resultou na Teoria Sociotécnica de Organização.Ela propunha a substituição de estruturas burocráticas de trabalho por arranjos não-lineares baseados nos sistemas técnico e social das organizações.Neste trabalho tentaremos mostrar um pouco sobre esta importante teoria da administração.
1.1 – Corrente Sóciotécnica
A corrente Sóciotécnica tem sua origem nos trabalhos desenvolvidos no Instituto Tavistock de Londres, nos anos 50, sob a coordenação de E. Trist e de F. Emery (Noulin, 1992).
Segundo Fleury, apud Proença (1993), coloca que as técnicas de organização do trabalho acima analisadas originaram-se de diferentes hipóteses sobre a questão da produtividade. A Organização Científica do Trabalho parte da concepção eminentemente técnica, enquanto o Enriquecimento de Cargos enfatiza o sistema social, praticamente desconsiderando as condicionantes técnicas da produção.
Surge então a corrente sóciotécnica que, tendo como base a teoria geral dos sistemas, classifica as empresas como sistemas abertos sóciotécnicos.
O modelo