Resumo Controle de Qualidade
- Estratificação: Disposição por camadas, divide em partes o problema.
As principais causas da variação que atuam nos processos produtivos podem ser fatores de estratificação num conjunto de dados.
Exemplo: - turno > tempo (dia, mês, ano) > operador > lote (matéria prima) > máquina (tipo, fabricante).
Tipos de estratificação* (fatores a serem analisados): Tempo (Quando?), local (Linha de produção, região macro ou micro), tipo (matéria prima de distribuidores diferentes influencia?), sintoma (resultados em função dos diferentes defeitos), indivíduo (diferentes operadores influenciam em resultados diferentes?)
A estratificação só pode ser realizada quando a origem dos dados que estão sendo utilizados na solução do problema de interesse puder ser identificada.
É importante anotar:
- em que dias da semana
- em que horários os dados foram coletados
- quais máquinas estavam em operação
- quais foram os operários e
- os lotes de matéria-prima envolvidos.
Estratégia recomendável
Registrar todos os fatores que sofrem alterações durante o período de coleta dos dados.
CAP 4. PARETO Os problemas de uma empresa que se traduzem sob forma de perdas podem ser divididos em duas categorias: POUCOS VITAIS E MUITOS TRIVIAIS. -POUCOS VITAIS: Pequenos números de problemas, mas grandes perdas. -MUITOS TRIVIAIS: Números grandes, perdas pequenas.
Gráfico de Pareto para EFEITOS: Utilizado para descobrir problemas relacionados a QUALIDADE, CUSTO, ENTREGA, MORAL E SEGURANÇA. - Qualidade: % de produtos defeituosos, nº de reclamações e devoluções.. - Custo: Perdas de produção, gastos com reparo, custos de manutenção.
- Entrega: Índices de atraso, índices de quantidade e entregas em locais errados e falta de matéria prima em estoque.
- Segurança: Número de acidentes de trabalho,