Teoria de dois Fatores
Nesta teoria, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém, eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Esses fatores diz respeito condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, oportunidades de crescimento. Estes são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador.
Fatores motivacionais referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho.
Os fatores que causam a satisfação dos trabalhadores estão relacionado ao seu trabalho, à tarefa desempenhada, sua natureza, responsabilidade, promoção. Portanto, fazer as pergunta as certas; distribuir trabalhos desafiadores; conceder aos subordinados algumas responsabilidades; fazer elogios; envolver a equipe na tomada de decisões e avaliar os trabalhos dos funcionários com frequência a são alguns itens importantes das quais podem ser aplicada na casa Ceará que podemos notar ao estudar as teorias de dois fatores.
A VELHA LEI DO OLHO POR OLHO, DEIXA TODO MUNDO CEGO. A UNIÃO É QUE FAZ A FORÇA