Teoria dos dois fatores
Frederick Herzberg foi psicólogo e professor e seu maior reconhecimento foi devido ao estudo realizado sobre as atitudes e motivações humanas. Ficou muito conhecido devido à invenção da "Teoria dos Dois Fatores" que trata da motivação e satisfação das pessoas. Alguns dos conceitos dessa teoria são: • Os fatores motivacionais são as atividades que geram um desafio e estimulam a sua satisfação diante do cargo ocupado. • A insatisfação diante do seu trabalho é gerada pelo ambiente e está diretamente ligada a fatores higiênicos.
- Fatores Motivacionais
Os fatores motivacionais referem-se às tarefas e ao cargo ocupado e refletem diretamente na produtividade do trabalhador. Isso porque está diretamente relacionada com características ligadas a satisfação e ao reconhecimento profissional.
- Fatores Higiênicos
Os fatores higiênicos da Teoria dos Dois Fatores são determinados pela organização e estão diretamente ligados a cultura organizacional, não estando sob controle dos funcionários. Estão relacionados ao ambiente da empresa bem como de todas as condições físicas do local de trabalho e podem incluir salários, benefícios, políticas, etc.
A expressão "higiênicos" foi escolhida para mostrar que deve ser algo totalmente prevenido em uma empresa para não gerar insatisfação dos colaboradores, ao mesmo tempo em que, quando estão de acordo com o ambiente, ocorre tudo de forma correta.
Herzberg afirma que a empresa deve tentar diminuir ao máximo os fatores higiênicos a fim de buscar um grupo de colaboradores mais satisfeitos e motivados.
Desta forma, a Teoria dos Dois fatores interfere diretamente na satisfação do colaborar em relação a sua vida profissional e os fatores motivadores e higiênicos devem estar em harmonia para um perfeito sucesso da função e motivação profissional.
Assim, de forma simplificada, podemos resumir a teoria de Frederick Herzberg da seguinte forma