Teoria dos dois Fatores
Gerenciamento de Pessoas
Tema: Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg
Novembro-2013
Brasília-DF
Gerenciamento de Pessoas
A Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg
Novembro-2013
Brasília-DF
Índice
Introdução:
Teoria dos dois fatores
Fundação
Pesquisa aplicada por Rezberg
Conclusão de Frederick Rezberg
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Segundo Chiavenato (2003), Maslow fundamenta sua teoria da motivação nas diferentes necessidades humanas, Herzberg alicerça sua teoria no ambiente externo e no trabalho do indivíduo. A partir de uma pesquisa formulada com mais de 200 engenheiros e contadores da indústria de Pittsburgh. Estas procuravam identificar quais as consequências de determinados tipos de acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que os fizeram sentir-se infelizes na situação de trabalho.
Herzberg, então repartiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam). Ao contrário de Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas.
Teoria de Herzberg
Frederick Herzberg desenvolveu a teoria da motivação-higiene, através de numerosas entrevistas com 200 engenheiros e contadores de indústrias em Pittsbrugh, onde procurou identificar os fatores que geravam satisfação e os fatores que geravam insatisfação no trabalho, avaliando acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que só fizeram sentirem-se infelizes na situação de trabalho.