Teoria das organizações
Grandes empresários,como Ford e Rockefeller,estavam com problemas,principalmente em relação aos empregados. Devido às necessidades das fábricas,começaram a aparecer estudiosos,peritos da indústria,oferecendo ajuda,isso nas duas primeiras décadas do século passado.
Havia muita necessidade de mão-de-obra,pois a demanda de produção era crescente,esse momento de crescimento incentivou a exploração de novos mercados. Contudo os maiores problemas eram a alta rotatividade de mão-de-obra;pressão de forma agressiva e injusta por uma maior produção;baixa qualificação (não houve tempo para qualificá-los) e nem especializações,principalmente na linha de montagem;remunerações baixas,falta de incentivos e motivações.
Começam a surgir no século XX,trabalhos científicos na área da Administração. Dois engenheiros: Frederick Winslav Taylor e Henri Fayol,desenvolveram dois tipos de abordagens clássicas da Administração.
Taylor,após assumir vários cargos dentro de uma fábrica,observando e absorvendo experiências. Se tornou consultor,aperfeiçoando suas teorias sobre gestão,buscando o aumento da eficiência da organização,racionando trabalho e melhorando a eficácia no controle dos trabalhadores. Ele propõe quatro princípios para melhorar a relação dos trabalhadores x empregadores. 1-Um estudo para se conseguir uma jornada de trabalho justa,com uma remuneração justa,que fizesse com que o empregado trabalhasse mais para ganhar mais. 2- Investir em qualificação,selecionar os empregados com mais capacidade. 3- Fazer a ligação dos ensinamentos com os