Teoria das organizações
TRABALHO DE TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
PROFESSOR BRUNO OLIVEIRA
O que é Administração?
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É a tomada de decisões sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos.
É o gerenciamento de uma organização, visando conseguir utilizar com eficácia seus recursos para atingir os objetivos propostos.
Qual o papel do administrador?
O papel do administrador é planejar, organizar, dirigir e controlar, sempre medindo a relação entre á empresa e os empregados.
É responsável por fixar objetivos, analisar e conhecer os problemas, solucionar problemas, organizar e alocar os recursos, tanto financeiros quanto tecnológicos e humanos.
Ele deve liderar, sempre se comunicando, dirigindo e motivando pessoas.
Quais são as habilidades necessárias do administrador?
As habilidades gerenciais são necessárias para a gestão das organizações contemporâneas que visam alcançar vantagens competitivas, como apontado por Maximiano (2000). Nesse sentido, de acordo com McGregor (1992, p. 191), [...] “a principal finalidade da instrução formal para o gerente é aumentar a sua capacidade e ajudar os seus subordinados a aprenderem da experiência.” Isto compreende dar-lhe a possibilidade de aprender como criar um ambiente propício ao seu crescimento.
A aquisição do conhecimento intelectual, segundo McGregor, é um processo simples e direto, desde que o indivíduo deseje o novo conhecimento; caso contrário existirão muitas dificuldades para fazê-lo aprender. Para aquisição de conhecimento ou informação, é importante que haja da parte do aprendiz motivação, que pode ser intrínseca ou extrínseca. Dessa forma, McGregor (1992, p. 194) afirma que “a educação eficaz é sempre um processo de influência por integração e autocontrole.” Segundo esse autor, existem vários tipos de aprendizagem, como a aquisição