Caso concreto 1 história do Direito Brasileiro
Direitos Humanos deveria ser quando a sociedade tem igualdade por seus direitos, não importando sua raça ou classe social. Atualmente vivemos em um país conservador, em que foi implantada democracia, mas na prática nada disso acontece, a população se encontra em situações que muitas vezes nos encaminham para a ditadura, em que o poder era concentrado nas mãos dos políticos e militares e o povo se matinha em uma situação que não havia liberdade de expressão, o povo era manipulado e tudo que a população ousasse fazer haveria uma punição.
Quando pensamos que conquistamos a igualdade de direitos e deveres do nosso país logo o povo logo tem um choque de realidade em que isto está muito longe de acontecer. A liberdade hoje é muita discutida, pelos simples fato da sociedade hoje, em pleno século XXI ainda se chocar com casais homossexuais e suas relações afetivas. A sociedade atualmente não consegue igualar os direitos que todo cidadão tem o direito de se casar e mesmo se o casal for do mesmo sexo isso não deveria afetar esse direito.
Os direitos básicos da população deveriam ser garantidos, como o saneamento básico de um cidadão, o acesso à profissionais competentes mesmo no Sistema Único de Saúde, afinal não deveria ser necessário ter dinheiro para se manter saudável. Todas essas condições precárias fazem com que esse cidadão ao crescer tem uma visão de um país cruel e desigual, onde uns tem tanto e outros nada. Os Direitos Humanos visam uma igualdade de direitos perante a lei, coisa que hoje não se vê na prática.
Os direitos humanos não precisam ser conquistados já conquistamos isso há anos atrás, eles já nos pertencem, somente por sermos seres humanos. Não podem ser retirados de nós, ninguém tem o direito de privar qualquer pessoa de seus direitos. A dificuldade hoje é que a maioria dos cidadãos não sabe de seus direitos muito menos fazer uso deles.
Estamos aos poucos conseguindo enfim