Teoria da hierarquia de abraham/descobertas de herzberg
Nesta, são apresentadas três tipos de necessidades: as biológicas, que uma vez satisfeitas abrem espaços para as necessidades sociais, as quais satisfeitas dão lugar as verdadeiras necessidades psicológicas. Sequencialmente as necessidades estão dispostas da seguinte forma:
Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de auto realização. Entretanto, é importante salientar que nem sempre essa hierarquia é rigorosamente seguida. 3)
Herzberg fez pesquisas em hotéis da praia e do centro, o cruzamento das respostas dadas pelos funcionários dos hotéis da praia com os do centro, evidenciou não haver diferenças significativas na maioria das questões. Entretanto, algumas das respostas mostram claramente as diferenças existentes entre os dois grupos de hotéis. Enquanto na região da praia os hotéis oferecem mais treinamentos, salários melhores quando comparados aos demais, e não há sobrecarga de trabalho, nos hotéis do centro da cidade ocorre o contrário. Esse fato pode ser consequência de uma maior profissionalização e qualificação da administração dos hotéis praianos, o que resulta em uma melhor política de Recursos Humanos se comparados aos hotéis do centro da cidade, onde geralmente, prevalece um modelo de administração que não leva em consideração a necessidade de contratação de mão-de-obra qualificada nem de treinamento, pois a visão predominante é que isso representa custo e não investimento na qualidade dos serviços e na satisfação dos clientes e dos funcionários. À luz da teoria dos dois fatores, de Frederick Herzberg, pode-se afirmar que dentre os 26 componentes que integram as variáveis estudadas, 16 são fatores higiênicos e 10 são fatores de motivação. Avaliando-se as respostas dadas pelos funcionários dos hotéis de João Pessoa, percebe-se a