Comparação entre a teoria de maslow e herzberg
Prova de Aptidão Profissional
Ao Encontro das Necessidades
Ano/Turma: 3.º S
Rodrigo Coelho, n.º 19
“Satisfazer a necessidade de auto-estima conduz a sentimentos de auto-confiança, valor, força, capacidade e adequação, de ser útil e necessário no mundo.” Abraham Maslow
ÍNDICE
Página
Introdução 3
Motivação 4 Tipos de Motivação 5 Influência da GRH na Motivação 6
Teorias da Motivação 7
A Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow 8 Abraham Maslow 8 Teoria da Pirâmide de Maslow 9
Teoria da Motivação e Higiene de Herzberg 12 Frederick Herzberg 12 Teoria dos Dois Fatores 13
Comparação entre a Teoria de Maslow e Herzberg 16
Semelhanças 16
Diferenças 17
Conclusão 18
Bibliografia 19
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como finalidade expor, o tema da Motivação das pessoas, esclarecer o conceito e fazer uma pequena abordagem sobre as principais Teorias da Motivação.
Foi elaborado no âmbito do Curso Profissional Técnico de Gestão, do 3.º ano, a propósito da avaliação da Prova de Aptidão Profissional.
A escolha deste tema deve-se ao facto de nos dias que correm a Motivação ser uma das grandes armas que os gestores tem para melhorar o rendimento das equipas e com isso maximizar o lucro e a prestação da(s) sua(s) empresa(s), num mercado cada vez mais competitivo, no qual só podem “sobreviver” as melhores empresas, que consequentemente apresentem os melhores gestores/lideres, e as melhores equipas de trabalho.
MOTIVAÇÃO
O director, isolado, não poderá desempenhar as tarefas mais básicas, se não conseguir o esforço conjugado daqueles que dirige. O director deve levar as pessoas a dar o seu contributo para o desempenho dessas actividades. É nisto que consiste o desafio da motivação. Não é ao acaso que, vulgarmente, se diz que, “para dominar a natureza, há que