motivacao
Cadeira de Psicologia
Ano letivo 2012/2013
“Tanto emoção quanto motivação vêm do verbo “Mover”… ambas indicam um estado de despertar do organismo” BERGAMINI,1997
1º ano/ 1º Semestre
Docente: Dr. Rute Brites e Dr.ª Rogélia Vargues
Dmitry Ivanishchev nº 21200044
Florência Cardoso, nº 21200021
Mafalda Guedes, nº 21200069
Rahim Ibrahim, nº 21200093
Índice
Introdução
Este trabalho surge na continuação de trabalhos no âmbito da Psicologia.
O que é que motiva o comportamento? As respostas são obtidas assumindo que os empregados são motivados pelo desejo de satisfazer necessidades pessoais.
Atualmente a busca pela valorização do fator humano nas organizações tem crescido muito, com isso muito se tem falado sobre a importância da motivação para o bom funcionamento das organizações, pois o grau de desempenho dos colaboradores é determinado pelo o que os motiva. Assim sendo, se os líderes desejam melhorar os resultados de uma organização, precisam dar atenção aos níveis de satisfação dos seus subordinados.
A palavra motivação (derivada do latim motivus, movere, que significa mover) indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano.
A Teoria dos dois fatores desenvolvida por Frederick Herzberg, a partir de entrevistas feitas com 200 engenheiro e contadores da indústria de Pittsburgh. Estas buscavam identificar as consequências de alguns acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, determinado assim os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que os fizeram sentir-se infelizes na situação de trabalho.
Teorias da Motivação
Com o desenvolver da sociedade, da psicologia, do interesse pelo humano e por aquilo que se passa na sua caixa negra (cérebro), vários estudiosos tentaram entender como é que o humano funciona em todos os seus aspectos. Um dos aspectos que