PROGRAMA DE Conservação AUDITIVA
1 - OBJETIVOS:
- Estabelecer um conjunto de ações integradas que visem prevenir o desencadeamento e ou agravamento da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados assegurando a conservação da saúde auditiva dos funcionários da empresa.
Para tanto se faz necessário:
- Definir diretrizes e parâmetros mínimos para avaliação e o acompanhamento da audição dos trabalhadores através da realização de exames audiológicos de referência e sequenciais. (procedimentos de avaliação audiológica conforme portaria n. 19 do Ministério do Trabalho de 09 de abril de 1998 - Diretrizes e Parâmetros Mínimos para Avaliação e Acompanhamento da Audição em Trabalhadores Expostos a Níveis de Pressão Sonora Elevados - Anexo I - Quadro II NR 7; critérios de classificação de perdas auditivas; diagnóstico precoce e diferencial da perda auditiva).
- Estabelecer um sistema metodizado de monitoramento e aperfeiçoamento das condições de trabalho, visando a prevenção de perdas auditivas.
2 - INFORMAÇÕES GERAIS
O ruído é um dos agentes ocupacionais agressores à saúde que mais tem desencadeado e ou predisposto a diferentes doenças não somente auditivas.
No sentido de estabelecer uma eficaz preservação e monitoramento da saúde auditiva dos seus funcionários, a Duráveis Equipamentos de Segurança estabelece este procedimento, que deverá ser operacionalizado sempre que se identifique o ruído com um agente agressor nas operações de produção, independentemente de estar ou não atenuado por medidas coletivas ou individuais de proteção.
A Perda Auditiva por níveis de pressão sonora elevados é neurossensorial, decorrente da exposição ocupacional sistemática a níveis de pressão sonora elevada.
Principais características: irreversível; progressiva com o tempo de exposição ao risco; sua história natural mostra, inicialmente, o acometimento do limiares auditivos em uma ou mais frequências da faixa de 3kHz a 6kHz; geralmente bilateral quando unilateral