Qualidade de vida
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO 5
DESENVOLVIMENTO 6,7,8,9,10 e 11
DISCUSSÃO 12
CONCLUSÃO 13
REFERENCIA 14
1INTRODUÇÃO
Com este trabalho temos a pretensão de trazer ao menos um pouco de compreensão a respeito das teorias de Abraham Maslow, Frederick Herzberg e Douglas McGregor, sendo elas; Teoria da Hierarquia das Necessidades, Teoria dos Dois Fatores, Teoria X e a Teoria Y.
2 OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é conhecer diferentes teorias, que podem ser aplicadas na empresa, trazendo assim qualidade de vida no trabalho, tanto para o funcionário, quanto para empresa.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Ergonomia
A ergonomia se preocupa com a Qualidade de Vida Global do indivíduo, visa preservar sua saúde psicofisiológica, promover segurança, conforto e eficiência.
Parte do princípio de que todo ser humano é único, ou seja, não se pode separar o corpo físico do corpo psíquico, pois eles estão a todo o momento interagindo.
Embora a ergonomia trate cada ser humano desta forma, é frequente se presenciar nas empresas uma luta maior apenas pela melhoria física e não psíquica.
Hoje é sabido que todo trabalho possui dois componentes: o físico que é realizado através da utilizaçãodos mecanismos fisiológicos musculares e o mental (cognitivo, psíquico e emotivo) que através também de mecanismo próprios trata as informações.
3.2 Abraham Maslow - Teoria da Hierarquia das Necessidades
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas pessoas, ou até mesmo nenhuma, buscam reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas