Mercosul
O MERCOSUL é um acordo entre países da América do Sul, que visa criar uma maior integração de suas economias e melhorar assim a vida de seus habitantes. Mediante este acordo, os países podem fazer negócios para aumentar o comércio entre eles. Também lhes permite se desenvolver e fortalecer seus interesses no mundo. Os países unidos ficam mais fortes para comprar e vender produtos em outros países do mundo!
2. Então, no MERCOSUL apenas são tratadas questões comerciais?
Não, com o passar dos anos, os países estenderam essa integração a outras áreas: social, política, educacional científica, dentre outras. O MERCOSUL não apenas aborda questões relativas ao comércio, também se ocupa de tudo o que tem a ver com o dia a dia dos cidadãos do MERCOSUL como a educação, a proteção do meio ambiente, melhoramento das passagens de fronteira, a saúde, etc.
3. O que significa a palavra MERCOSUL?
MERCOSUL é a sigla composta pela denominação Mercado Comum do Sul.
4. Quais são os países que integram o MERCOSUL?
O MERCOSUL está integrado pela República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai, a República do Uruguai e a República Bolivariana da Venezuela. O Estado Plurinacional da Bolívia solicitou o ingresso ao bloque e a partir de dezembro de 2012 se encontra em processo de adesão.
Existem também outros países da América do Sul que subscreveram acordos com o MERCOSUL, eles são: o Chile, a Colômbia, o Equador e o Peru. Estes países são chamados de “Estados Associados”.
5. Quando teve início o MERCOSUL?
O MERCOSUL nasceu de um encontro entre a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, em 26 de março de 1991, na capital do Paraguai, Assunção. Aí, os quatro países decidiram assinar um acordo que se denominou “Tratado de Assunção”, mediante o qual foi criado o Mercado Comum do Sul – MERCOSUL.
Mapa Sudamérica
6. Como são os países que criaram o MERCOSUL?
ARGENTINA