Teoria da Comunicação
A necessidade de se comunicar e se relacionar com seus semelhantes sempre existiu nos seres humanos. A comunicação, então, se torna indispensável nas relações humanas. Mas nem sempre a comunicação é eficaz. O processo comunicativo não é simples, pois é dependente não só de seus interlocutores, mas também de outros fatores que influenciam diretamente na compreensão e na emissão de mensagens.
A análise da Teoria da Comunicação, suas aplicações, seus tipos, suas barreiras e sua utilização nos diversos ambientes de trabalho, juntamente com os seus processos são os objetos de análise deste trabalho, que serão detalhados em sequência.
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Passamos boa parte do nosso tempo nos comunicando de diversas formas: escrevendo, lendo, falando, escutando, etc. Os seres humanos, por natureza, precisam se comunicar e, portanto, uma comunicação eficaz se torna fundamental para quaisquer relações sociais.
Comunicação é a transferência e compreensão de significados, e apenas por meio dela informações e ideias podem ser transmitidas entre os indivíduos de um grupo ou organização. Para haver a comunicação, são necessários três elementos principais: emissor, mensagem e receptor. A comunicação pode ser considerada perfeita se a figura mental percebida pelo receptor for idêntica à do emissor, o que é praticamente impossível, levando-se em consideração algumas barreiras, que serão vistas posteriormente.
APLICAÇÕES DA COMUNICAÇÃO
A comunicação é aplicada com quatro funções distintas em um grupo ou organização. Ela é relacionada ao controle, motivação, expressão emocional e informação.
Enquanto função de controle em um grupo, a comunicação formal assume o papel de promover o trânsito de informações entre os membros desse grupo e o seu líder dentro da hierarquia vigente. Já a comunicação informal pode regular o comportamento dos indivíduos do grupo, estabelecendo uma relação coercitiva sobre as ações dos demais integrantes desse grupo.
A comunicação