TEORIA DA COMUNICACAO
ESCOLA DE FRANKFURT E PESQUISAS NORTE-AMERICANAS.
SÃO PAULO,
2013
FIAM FAAM
ESCOLA DE FRANKFURT E PESQUISAS NORTE-AMERICANAS.
THAIS SANTOS MOREIRA – RA 5825121
São Paulo,
2013
INTRODUÇÃO
Os seres humanos se relacionam através de símbolos e pelo fato de conseguirem interpretar o mundo. A sociedade é uma estrutura em que é estruturada através de poder, onde as pessoas que contem mais poder (seja aquisitivo ou um cargo de trabalho) podem e na maioria das vezes conseguem influenciar as outras pessoas com menos acesso a este poder.
E foram desenvolvidos vários estudos e pesquisas para tentar entender o comportamento das massas, e a influência que os meios de comunicação exercem sobre a cultura. Entre esses estudos temos as Pesquisas Norte Americanas e a Escola de Frankfurt que trataram esses assuntos de formas diferentes: um de uma forma mais empirista, e o outro mais focado em entender o comportamento da massa na sociedade.
PESQUISA NORTE AMERICANA
Os Estados Unidos foi o palco de várias pesquisas e teorias. Muitas teorias que auxiliam até hoje no campo da comunicação e da publicidade como um todo. Se hoje os processos comunicativos dão certo de alguma forma, é devido a essa serie de pesquisas, que foram desenvolvidas ao longo dos anos por diversos pesquisadores como, por exemplo, Park, Burgess e Cooley, que focaram seus estudos na Escola de Chicago. Mas não existem somente esses pesquisadores no campo da comunicação, os estudos vão desde a engenharia da comunicação, até a psicologia e sociologia.
Os estudos tem como intenção entender como funcionam os diversos processos comunicativos, para que se possa sempre obter melhores resultados em cima deles. Todo e qualquer tipo de comunicação tem esse objetivo: Obter resultados. As campanhas feitas pelas grandes empresas é um ótimo exemplo, sempre com muita cor e alegria, mostrando como a vida das