teoria da comunicação
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação – Part 1. Lisboa: Editorial Presença, 1995.
Sobre o autor: Mauro Wolf um semiólogo e sociólogo italiano. Foi considerado um dos sociólogos mais eminentes e especialistas em comunicação italiana.
Premissas: A obra apresenta as analises das teorias seguindo três determinações: o contexto histórico, social e econômico, o tipo de teoria social e o modelo de processo de comunicação que cada teoria da mídia apresenta. Cada modelo apresentado se refere a oito momentos dos estudos da mídia: a teoria hipodérmica, abordagem empírico experimental, abordagem de campo, teoria de base estrutural funcionalista, teoria crítica, teoria culturológica, teorias comunicativas.
Resenha: O livro de Mauro Wolf desperta a apreciação crítica do grande fenômeno que é a comunicação, sendo assim, se tornou uma literatura básica dos estudantes da área. Sua abordagem critica das teorias e modelos de analise dão origem a um fruto de anos de investigação na área. A evolução dos estudos neste setor, de comunicação, tem sido bastante condicionas pelas possibilidades especificas as exigências praticas dos próprios meios de comunicação. A obra também faz uma analise aprofundada dos efeitos em longo prazo do “mass media” e da relação e da relação entre o funcionamento dos meios e a qualidade da informação de massas.
O livro possui duas partes, onde apresenta um amplo panorama sobre as mutações e a evolução das pesquisas sobre a comunicação de massa. Logo no inicio, o autor nos apresenta de uma forma simples, mas demonstrando a intensidade de reflexão do livro, o conceito de “mass media” onde ele diz que:
Constituem, simultaneamente, um importantíssimo setor industrial, um universo simbólico objeto de um consumo maciço, um investimento tecnológico em contínua expansão, uma experiência individual cotidiana, um terreno de confronto político, um sistema de intervenção cultural e de agregação social, uma maneira de passar o tempo, etc. (WOLF, 1995.