educação
Quando se fala de avaliação põe-se em duvida se trata de um mito ou de um desafio. Sempre foi um assunto coberto de criticas e por isso professores acabaram por abandonar os estudos sobre esta questão, o que ocasionou o desaparecimento deste assunto nas prateleiras das livrarias.
A partir desta concepção a autora vem a provocar um retorno significativo deste assunto entre os professores.
Definir de forma clara e questionadora o que os professores pensam a respeito de avaliação, a fim de nortear problemas causados pela pressão do ato de avaliar.
A leitura desta obra nos leva a firmar conceitos, rever a realidade e estimular a criatividade.
Jussara Maria Learch Hoffmann, iniciou muito cedo sua preocupação especial com a avaliação, pois aos 18 anos já lecionava em uma escola particular de Porto Alegre, no curso primário, onde já havia certa dificuldade em avaliar seus alunos. Logo passou a lecionar Português no 1 e 2 grau e encontrou então mais bloqueios e dificuldades, para lidar com a avaliação e foi pensando nestas dificuldades que partia, não somente dela ,mas de alguns amigos de profissão, que resolveu entregar-se inteiramente a discussão do assunto.
Este livro vem a nos fazer refletir a seguinte questão: Por que avaliar? E através desta pergunta a autora pretende desvelar o mito da avaliação e demonstrar que as duvidas que surjam sobre o assunto representam desafio aos educadores.
Ressalta em suas discussões o significado de avaliação para Piaget (1977), onde cita que a avaliação deixa de ser um momento terminal do processo educativo para se transformar na busca incessante de compreensão das dificuldades do educando e na dinamização de novas oportunidades de conhecimento.
A avaliação torna-se para a autora mito e desafio.
Mito pela forma monstruosa que a avaliação vem sendo vista por todos e desafio por realmente ser desafiadora a questão de ampliar-se o universo dos educadores