TEOLOGIA - INTEGRALIZAÇÃO MEC
(Questões Subjetivas)
1. Expressar em poucas palavras por que necessitamos das Escrituras. Se as Escrituras não nós fosse manifestada, seriamos pessoas ignorantes sem o conhecimento das verdades de Deus para conosco. Simplesmente seriamos bonecos inanimados, ou seja, nasceríamos e morreríamos sem objetivo nenhum.
2. Por que as Escrituras tomaram forma de livro? Para que as verdades de Deus fossem transmitidas de geração a geração, sem perder a sua integridade.
3. Mencione dois versículos que demonstram a inspiração das Escrituras. 1) 2ª TM 3.16= Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2) Pe 1.21= Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
4. Dê uma definição de inspiração, baseada na declaração de Pedro. (2 Ped. 1:21.) Sem duvida defino a passagem como o agir Deus, que usando o homem sobrenatural, o faz manifestar ao mundo quais são os seus propósitos para com os mesmos.
5. Quais as condições existentes na igreja que motivaram essa declaração? Por causa das doutrinas, opiniões erradas, defeituosas e idéias errôneas acerca da Palavra de Deus.
6. Mencione cinco aspectos positivos da inspiração das Escrituras e seu oposto negativo.
1) Divina e não apenas humana; 2) Única e não comum; 3) Viva e não mecânica; 4) Completa e não sómente parcial e; 5) Verbal e não meramente de conceitos.
7. Compare a "inspiração" com a "iluminação" ou "esclarecimento". Inspiração é a Vontade de Deus manifestada ao homem. Esclarecimento é a compreensão da Palavra inspirada ao homem.
8. Explique em que sentido a inspiração é viva e não mecânica. Viva no sentido de que Deus inspira ao homem as Suas Vontades e não mecânica porque é a vontade do homem que o inspira.
9. Em que nos fundamentamos para afirmar que a inspiração das