feldspato
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE MINERAÇÃO E GEOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS
ALUNO: FELIPE MARQUES DE SALES
PROFESSOR: ARLINDO JOSÉ BAZANTE
PÉRIODO 2013.2
FELDSPATO
CAMPINA GRANDE
14/04/2014
1. INTRODUÇÃO
O trabalho em questão busca entender o comportamento econômico do feldspato. Suas principais reservas, os estados brasileiros com a maior produção, os substitutos, as principais empresas no Brasil, os maiores produtores mundiais, preços utilizados e suas aplicações.
2. CARACTERISTICAS
O feldspato é um termo que engloba principalmente dois grupos de minerais, são eles os álcalis-feldspato e os plagioclásios. Os álcalis-feldspato são principalmente o ortoclásio e a microclina cuja fórmula química é a mesma (KAlSi3O8). Os plagioclásios que formam uma solução sólida desde a albita rica em sódio Na(AlSi3O8) até anortita rica em cálcio Ca(Al2Si2O8).
A principal função do feldspato é atuar como fundente nas indústrias de vidro e cerâmica. Devido ao preço reduzido, é recomendado que as minas de feldspato fiquem localizadas próximas aos centros consumidores. Na indústria vidreira o feldspato é usado como fonte de Al2O3, Na2O e/ou K2O, e SiO2. Aproximadamente para cada tonelada de vidro produzido emprega-se 90 Kg de feldspato. Na indústria cerâmica o feldspato é o constituinte não-plástico que, além da função de fundente, auxilia o corpo cerâmico a manter a sua forma após a queima. Nesta indústria o feldspato é representado por dois minerais: albita (NaAlSi3O8), e ortoclásio ou microclína. No porcelanato para cada tonelada de material produzido utiliza-se cerca de 500 kg de feldspato.
As características básicas dos feldspatos estão relacionadas a seguir:
- densidade - 2,54 a 2,76;
- cores - branco, cinza, róseo;
- dureza - 6 a 6,5 (escala Mohs);
- sistema de cristalização - monoclínico, triclínico;
-