Anexos Icao - Infraestrutura Aeroportuária
Convenção de Aviação Civil Internacional
Licenciamento de Pessoal
Enquanto ao transporte aéreo não pode ser feito sem pilotos e outo pessoal de ar e terra, suas competências, habilidades e treinamentos continuarão a ser a principal garantia de operações eficientes e seguras. Treinamentos adequado e licenciamento também inspiram confiança entre o povo, e leva ao reconhecimento e aceitação internacional dessas qualificaões e licenças, e maior confiança na aviação por parte dos viajantes.
As normas e práticas recomendadas para o licenciamento dos membros da tripulação de vôo
(pilotos, engenheiros de vôo e navegadores de vôo), controladores de tráfego aéreo, operadores de estação aeronáutica, técnicos em manutenção e despachantes de vôo, são fornecidas pelo Anexo 1 da Convenção de Aviação Civil Internacional. Manuais de treinamento relacionados orientar membros para o alcance e a profundidade dos currículos de formação que irão garantir que a confiança na navegação aérea segura, como pretendida pela Convenção e Anexo 1, será mantida.
Esses manuais de treinamento também fornecem orientações para a formação de outro pessoal da aviação, como pessoal de aeródromo, as equipes de emergência, oficiais de operações de vôo, operadores de rádio e indivíduos envolvidos em outras disciplinas afins.
Operações de aeronaves de hoje são tão diverso e complexo que a proteção deve ser fornecido contra a possibilidade, no entanto remoto, do colapso total do sistema devido a erro humano ou qualquer falha de um componente do sistema.
As operações de aeronaves de hoje são tão diversas e complexas que a proteção deve ser fornecida contra a possibilidade, no entanto remota, do colapso total do sistema devido a erro humano ou qualquer falha de um componente do sistema.
O ser humano é o elo vital na cadeia das operações de aeronaves, mas também é, por natureza, a variável mais flexível. O treinamento adequado é necessário, de modo a minimizar o erro humano e