ACE psicologia
ANALISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
(AEC)
TEIXEIRA DE FREITAS
2014
ATIVIDADE PARCIAL I BIMESTRE
Atividade de Ensino:
Faça uma análise das emoções baseada na visão comportamental, conforme a leitura do texto que segue na referência abaixo.
A Análise do Comportamento é, ao mesmo tempo, um campo de estudo, uma disciplina e uma ciência que possui uma abordagem empírica para entender e influenciar o comportamento do indivíduo em uma ampla gama de ambientes.
As emoções são um estado interno ou uma condição corporal do organismo, onde as topografias e as freqüências dos comportamentos envolvidos podem ser alteradas.
Os fatores internos e externos sem duvidas condicionam o homem no dirigir de suas atividades. As emoções, fatores internos, sujeitam o individuo a uma carga de sensações geradas por interações químicas que regram suas condutas e posturas, consigo mesmo e com a sociedade. Os fatores externos, fatores sociais, da mesma forma estabelecem padrões de comportamentos que devem ser seguidos para que ocorra uma adaptação dos interesses individuais com os interesses coletivos.
A interação entre esses dois fatores geram um corrente de comportamentos que não variam, na maioria dos casos. Uma pessoa pode chorar de alegria ou de tristeza, o comportamento, choro, é o mesmo em ambos os casos, mas, a sua causa variará a depender do grau de sensibilidade e da circunstancias que, escondidas por trás do ato, acompanham o comportamento.
O fato primordial é que os estados emocionais, ou os comportamentos acompanhados de emoções, exercem uma função importante na manutenção de vários transtornos comportamentais. Ressalta-se porem que o estudo do comportamento humano não pode se restringir a acontecimentos isolados, mas deve pautar uma analise da complexidade do comportamento, abrangendo todo o conjunto de conceitos e princípios.
Essa complexidade dos comportamentos e