Tendência atuais na física e no seu ensino
Necessária.
Professor Íves Araújo
Francisco Nickel Britto – 232281
25/08/2013
Instituto de Física – UFRGS
Licenciatura em Física
Resumo: O presente trabalho procura apresentar as idéias de Inovação Didática no
Ensino de Física demonstradas pelo Professor Íves Araújo, onde o mesmo retrata a abordagem tradicional, com suas dificuldades e precariedades, e o método do Peer
Instruction (PI).
Abstract: This paper seeks to present the ideas of Teaching Innovation in Physics
Education demonstrated by Professor Íves Araújo, where it depicts the traditional approach, with its difficulties and precarious, and the method of Peer Instruction
(PI).
I.
Introdução
Este trabalho procura apresentar as idéias de Inovação Didática no Ensino de Física demonstradas pelo Professor Íves Araújo, retratando a abordagem tradicional de ensino com apresentação expositiva como um método com dificuldades, visto que este traz desmotivação, aprendizagem mecânica e evasão.
Ao mesmo tempo que faz este retrato da abordagem tradicional, já faz a apresentação de uma ferramenta que tenta reverter este quadro atual, que traz um maior engajamento dos alunos, pois leva em conta seus conhecimentos, busca a aprendizagem significativa, trabalho colaborativo entre os grupos de alunos e também procura desenvolver competências e habilidades.
A ferramenta conhecida como Peer Instruction (PI), não é nenhuma novidade. Esta técnica começou a ser estudada e apresentada a comunidade já em meados da década de 1990. Esta técnica vem sendo aplicada com sucesso em instituições do mundo inteiro, americanas, européias, e inclusive em escolas do ensino médio.
Porém no Brasil o método não foi muito difundido, sendo a UFRGS talvez a primeira instituição nacional a se organizar para utilizar.
II. Descrição da Palestra
Inicialmente tivemos a apresentação da palestra Ensino de Física e Inovação
Didática, uma Relação Necessária. Foi