Tendencias suicidas em homicidas
Thiago Barbosa Soares
Anhaguera
RESUMO
Tenta-se trazer uma identificação das possíveis razões do suicídio para homicidas, porém, essas são revistas na Literatura universal através de um prisma psicológico, isto é, à luz de teorias que são concernentes ao assunto tratado. Levantando em obras o suicídio, que não corresponde a um comportamento vazio de razão, sendo nesse sentido que abordagens psicológicas entram em ação. Não tendo a pretensão de ser um texto de descobertas inéditas e sim de apresentar um viés da análise psicológica em um campo tão antigo quanto é a Literatura, mas que pouco se tem servido a Psicologia.
Palavras-chave: Literatura, Psicologia, Suicídio.
ABSTRACT
We try to bring an identification of possible reasons for the suicide murderers, however, these are reviewed in the literature through a universal psychological perspective, that is, the light of theories that are concerning the subject matter. Rising suicide in the works, which does not correspond to behavior void of reason, and in this sense that psychological approaches into action. Not having to pretend to be an unpublished text of discoveries, but to introduce a bias of psychological analysis in a field is as old as literature, but little has served Psychology.
Keywords: Literature, Psychology, Suicide.
INTRODUÇÃO Haja em vista comparações da literatura universal com casos reais, podemos aventar a possibilidade de que o assassino que comete suicídio o fez por um arrependimento que podemos dizer ser um conflito interno semelhante à crise que Erickson, em sua teoria psicossocial, denomina de Iniciativa versus Culpa. Dessa forma temos um arrependimento que é resolvido como uma “fuga” ou uma punição, o suicídio. Dessa maneira este texto apresenta de forma sucinta e imperfeita a relação da motivação do suicida que cometeu homicídio; por motivação pode-se entender um conjunto de processos que dão ao