Templos Gregos
Márcio Rangel
Arquitetura e Urbanismo
História da Arquitetura I
Prof: Catharina Queiroz
Na arquitetura, não resta dúvida de que o templo foi um dos
legados mais importantes da arte grega ao Ocidente. Construídos com o intuito de se proteger as esculturas de deuses e deusas das chuvas e do sol excessivo, os templos não foram construídos, como se imaginava, para reunir, eu seu interior, um grupo de pessoas para um culto religioso.
Paternon, Foto: pudi studio / Shutterstock.com
A construção básica em torno da qual girou toda a
arquitetura helênica foi o templo, não como lugar de reunião, mas como a casa do deus, situado em um recinto a que se chegava através de portas monumentais. Era a morada e abrigo da divindade, local onde se
colocava sua imagem, à qual os fieis não tinham acesso, pois os rituais eram realizados ao ar livre, ao redor do templo, os fieis apenas subiam para entregar oferendas e realizar sacrifícios.
http://arteehistoriaepci.blogspot.com.br/2012/09/a-cultura-da-agoramodulo-1.html
As formas e estruturas
Básicas dos Templos
Gregos evoluíram a partir do mégalon micénico, que eram formados por uma sala quadrangular, um vestípibulo ou pórtico suportado por duas colunas e com telhado de duas águas.
Fonte:https://arkyotras.wordpress.com/2011/08/07/ arquitectura-griega-iiib-arquitectura-micenica/ Esta estrutura básica
tornou-se pouco a pouco mais complexa, de maiores dimensões e rodeadas de colunas.
Fonte:https://arkyotras.wordpress.com/2011/08/07/ arquitectura-griega-iiib-arquitectura-micenica/ Era provavelmente usado para declaração de poesias, festas, rituais
religiosos, sacrifícios e conselhos de guerra. Originalmente era muito colorida. Feitos com ordem arquitetônica minoica, interiores de tijolo queimado e enormes vigas de madeira. O telhado de telhas cerâmicas e ladrilhos de terracota.
Fonte:http://pt.slideshare.net/a baj/arquitetura-grega-9676934