templos grego e romano
Pró-reitoria de Graduação
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Teoria e História Da Arte – Turma de Sexta-Feira
Aluna :Miriam Ataídes
Brasília Df , Dia 07 de Junho de 2013
Introdução
O templo , como edifício religioso aspira ao divino. E para alcançar este mundo das ideias e das essências é necessário responder às premissas da natureza. As suas formas através de desenhos lógicos e proporções matemáticas de modo a transmitir equilíbrio, harmonia e proporção. E só entendendo os elemento relacionando este mesmo mundo natural com a razão se atinge a representação do ideal.
Templo De Apolo – Grécia, Bassae, Messénia O templo foi construído em honra de Apolo Epicuro e talvez tenha sido projetado por Ictinos, autor também do Partenon e do Templo de Hefesto. Pausânias diz que a construção ocorreu entre 450 e 425 a.C .O único relato que se tem de que o templo de Bassae tenha sido projeto pelo mesmo arquiteto que projetou o Partenon é o relato de Pausânias.
Planta Baixa
Características Morfológicas Do Templo De Apolo Grécia, Bassae
Ritmo: As colunas foram organizadas em ritmo cadenciados e rodeiam todo o perímetro do plano elevado em que se encontra o templo, fazendo também uso da repetição a fim de delimitar as espaços.
Hierarquia: O dimensionamento do elemento central formado pela junção do NAU, PRONAU, ADYTON e do OPISTODOMO é superior aos demais elementos, conferindo a ele uma certa hierarquia. Outro fator que contribui para o seu destaque é a sua centralidade dentro do plano em que este encontra inserido.
Tendência à simetria: Se traçarmos um eixo passando pelo centro do templo, podemos perceber que os elementos que aparecem de um lado possuem elementos correspondentes do lado oposto, contudo um dos acessos