mov acelaracao
Alguns exemplos famosos de pórticos são o Pórtico Leste do Capitólio dos Estados Unidos, e o pórtico que adorna o Panteão, em Roma.
A cidade de Bolonha, na Itália, é muito famosa por seus pórticos. No total, existem lá mais de 45 quilômetros de arcadas, 38 só no centro da cidade. O pórtico mais comprido do mundo, com cerca de 3,5 km, vai dos limites da cidade até o Santuário da Madonna de San Luca.
O pronau é a área interna de um pórtico em um templo grego ou romano, situado entre a colunata ou as paredes do pórtico e a entrada da cella, ou santuário. Os templos romanos costumavam ter um pronau aberto, quase sempre somente com colunas e sem paredes, e este pronau podia ser tão longo quanto a cella. A palavra pronau (pronaos em grego) significa "diante do templo"(naos). Em latim o pronau podia ser chamado de anticum ou prodomus.
Índice [esconder]
1 Tipos de pórtico
1.1 Tetrastilo
1.2 Hexastilo
1.2.1 Hexastilo grego
1.2.2 Hexastilo romano
1.3 Octostilo
1.4 Decastilo
2 Ver também
3 Referências
Tipos de pórtico[editar | editar código-fonte]
Os diversos tipos de pórtico recebem os respectivos nomes de acordo com o número de colunas que elas possuem.
Tetrastilo[editar | editar código-fonte]
Templo de Portuno com seu pórtico tetrastilo de quatro colunas jônicas
O tetrastilo tem quatro colunas; era comumente empregado pelos gregos e pelos etruscos para pequenas estruturas tais como edifícios públicos e altares anfipróstilos.
Os romanos favoreciam o uso do pórtico de quatro colunas em seus templos pseudoperípteros, tais como o Templo de Portuno, e para