Os Gregos S O Famosos Por Seus Templos E Os Templos Por Colunas
As colunas podem ser comparadas, quanto à função, aos pilares utilizados nas atuais construções de concreto armado. Ambos têm a finalidade de receber os esforços verticais de uma edificação e transferi-los à outros elementos, seja uma laje ou a fundação. Alias, os templis gregos tinham sua estrutura baseada em coluna e viga, também chamada de coluna e dintel.
Os elementos gregos tinham três elementos básicos, que se subdividiam de acordo com o estilo ou ordem: a PLATAFORMA, as COLUNAS e o ENTABLAMENTO.
A imagem abaixo é o partenon e podemos perceber claramente os três elementos. A PLATAFORMA é a base do edifício, as COLUNAS é onde se encontram as colunas de sustentação e o ENTABLAMENTO é onde ficam as vigas.
Aparte cilíndrica das colunas recebe o nome de FUSTE. Acima do fuste, há o chamado CAPITEL, em que se encontra o diferencial entre os estilos de colnas gregas, pois o capitel pode ser simples ou extremamente trabalhado. O ÁBACO é uma pequena base para receber as vigas.
IMAGEM
ORDENS ARQUITEONICAS GREGAS
São três: Ordem dórica, ordem jônica e ordem coríntia.
IMAGEM
Ordem Dórica:
A ordem dórica é a mais rústica das três ordens arquitetónicas gregas. Entre as suas características é possível citar as colunas desprovidas de base, acentando no último degrau ou estilóbato; capitel despojado,arquitrave lisa, friso com métopas e tríglifos, e mútulossob o frontão. Possui vinte linhas verticais.
A fachada de um templo dórico era dividida em três etapas fundamentais: a plataforma ou envasamento, as colunas e o entablamento.
- A plataforma era escalonada em degraus; o estereóbato (a infra-estrutura) e o estilóbato (piso onde nascem as colunas).
- As colunas eram divididas em: fuste, volume cilíndrico estriado (caneluras), assentado diretamente sobre a plataforma, com altura máxima equivalente a cinco vezes e meia o diâmetro, e capitel, a cabeça da coluna, formada pelo équino, também conhecido