Arte
A arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o prazer da vida presente.
Beneficiar a natureza, o artista se prenda pela vida e tenta dizer as suas manifestações. Na sua grande busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração metal em que prevalece o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal.
Eles têm como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem (essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”); e a democracia.
Arquitectura
Os monumentos que estimularam maior interesse são os templos.
A característica principal dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos.
O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas suportavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija.
As colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia.
A Ordem Dórica era simples e maciça. A vara da coluna era monolítico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra.
Criada pelo sentir do povo grego. Ela é a ordem mais antiga das ordens arquitectónicas gregas. Nela se desempenha uma ideia de solidez e magnificência.
A Ordem Jônica representava a graça e a feminilidade. A coluna apresentava um fuste mais delicado e não se apoiava directamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais juntas por duas curvas. A ordem dórica simbolizava a forma do homem e a ordem jônica representava a forma da mulher.
- Ordem Coríntia - o capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere