Arquitetura e Artes Pl sticas
Materiais usados (terceiro slide): As obras secundárias (casa, oficinas) eram feitas de argila, tijolos de barro e pedra e, para cobrir, usavam a madeira. Os gregos utilizavam para obras de maior importância (como templos) o calcário que era um material fácil de esculpir e oferecia muitas possibilidades de decoração. Mas por causa da sua fragilidade, muitos arquitetos preferiam o mármore, uma rocha mais forte. Muitos dos templos que ainda estão em pé eram feitos de mármore.
Modelos de coluna (quarto slide): Havia três estilos:
Dório: era simples e maciça. A coluna era grossa sem detalhes. O capitel era como uma almofada. Caracterizava-se pela sobriedade e solidez das linhas (mais discretas). Os gregos associavam esse estilo de coluna à beleza masculina. Um exemplo de construção dórica é o Partenon.
Jônio: possuía mais elegância e graciosidade, apresentava coluna com base um pouco decorada e fina o capitel com duas espirais. As colunas jônicas remetiam a figura feminina. O Templo de Erecteion é um exemplo do estilo jônico.
Coríntio: Coluna mais detalhada, com o capitel mais elaborado que a coluna jônica. O Templo de Zeus e o Templo de Apolo são exemplos do estilo coríntio.
Sistema construtivo (quinto slide): era bem simples: uma viga apoiada em duas colunas e a cobertura em duas águas.
Principais monumentos (sexto, sétimo e oitavo slides):
Templos: como se fosse prova do poder político e religioso, sendo normalmente construídos na parte mais alta e visível da cidade, por ser o edifício mais importante. Era feito em forma retangular, construído sobre uma plataforma elevada - pódio. A entrada principal era voltada para o leste. Na frente, havia estátuas e as colunas ficavam ao redor. Havia poucas janelas, pois a luz entrava pela entrada principal. Era dividido em duas câmaras: uma menor, aos fundos, e uma maior, onde ficava a estátua do (a) deus (a) homenageada no templo. O Templo de Zeus se localizava