Temas Transversais
I O Brasil conta com legislação federal sobre drogas e dependência de drogas desde o segundo Império, quando foi instituída a reforma psiquiátrica no país.
II. O Brasil rejeitou a política norte-americana de "guerra às drogas" no período da ditadura militar, porque os movimentos sociais conquistaram o reconhecimento dos direitos humanos.
III.O paradigma médico adota a definição da dependência de drogas como doença ou transtorno, enfatizando a importância da prevenção, do tratamento e da reabilitação.
IV. O realinhamento das políticas sobre drogas no Brasil foi plenamente vitorioso ao descriminalizar os usuários e reduzir significativamente o consumo de drogas lícitas.
Assinale a seguir a alternativa correta: a.
Nenhuma das afirmativas está correta b.
Somente a afirmativa III está correta c.
Estão corretas as afirmativas I, II e III d.
Todas as afirmativas estão corretas e.
Todas as afirmativas estão incorretas
A estratégia de redução de danos (RD) associa-se ao _______________, tendo sido bem sucedida _____________. Trata-se de _________________, com o objetivo de reduzir ou evitar danos do uso de drogas, sem necessariamente interromper o seu uso.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase acima. a. paradigma moral/ no combate à epidemia de AIDS/ um conjunto de práticas isoladas e pontuais b. paradigma do respeito aos direitos humanos/ no combate à dependência de drogas lícitas/ ações efetivas baseadas em estudos de longo prazo c. paradigma médico/ no combate à dependência de drogas/ conscientizar a população em geral d. paradigma do respeito aos direitos humanos/ no combate à epidemia de AIDS/ um conjunto de práticas isoladas e pontuais e. paradigma moral/ no enfrentamento da violência urbana/ promover campanhas de informação ao público
Analise as assertivas a seguir:
I. A dependência de drogas é um processo de difícil apreensão, em que a