Brasil capitalista x Cuba socialista
De
Sociologia
Nome: Luana Tavares Acióli - Número:26
Turma: 1102
Professor: Jorge
Entrega: 27-06-2014
Sobre: Socialismo em Cuba e capitalismo no Brasil
Brasil, um país capitalista.
O capitalismo é um modo de organizar a economia, isto é, a produção e a troca de bens e serviços. Uma economia capitalista reúne três elementos-chave, que a definem: a propriedade privada dos meios de produção, o mercado de trabalho e a troca de produtos num mercado visando o LUCRO.
Cuba, um país socialista.
O socialismo é focado na sociedade voltado para a igualdade social.
Brasil x Cuba Educação:
No Brasil infelizmente ainda temos uma carência muito grande na área educacional. A ANALFABETIZAÇÃO ainda afetava muito a população brasileira, cerca de 13 milhões de pessoas não tem nenhum grau de escolaridade, segundo o relatório de 2012 da Pnad.
Em Cuba a área educacional é muito preservada, a educação é controlada pelo Estado e a Constituição de Cuba determina que o ensino fundamental, médio e superior devem ser gratuitos a todos os cidadãos cubanos. A taxa de ALFABETIZAÇÃO é surpreendente, com um total de 100% da população com ensino fundamental completo. No Brasil Em Cuba
Saúde:
No Brasil existem vários problemas de saúde pública. Em 2006, os principais pontos a serem resolvidos eram as altas taxas de mortalidade infantil, ou seja, o número total de óbitos até 1 ano de idade. A saúde brasileira vem causando muitas “dores de cabeça” para a população, a situação no país está precária, faltam médicos competentes que levem a sério o trabalho em hospitais públicos, faltam leitos para que os pacientes não precisem ser atendidos nos corredores correndo o risco de pegar uma infecção, existe também uma carência muito grande em medicamentos, e entre outros fatos.
“Cuba é um país com pouco mais de 11 milhões de habitantes que detém taxas de saúde igualadas a países de primeiro mundo”. A revolução socialista conceituava a saúde publica nas