tema sobre consumo infantil
9 de janeiro de 2014 A Universidade de Edinburgh sediará a sexta conferência sobre as experiências e os desafios da criança e do consumo adolescente. A conferencia é promovida pela Business School da, e estimula o diálogo interdisciplinar entre acadêmicos de diferentes disciplinas e entre acadêmicos, profissionais e decisores políticos que examinam crianças e vida dos jovens através da lente de consumo.
Esta conferência bianual começou com uma reunião de 200 participantes no Centro Europeu de Produtos para a Infância, Faculdade de Administração de Empresas, e da Universidade de Poitiers, França, em 2004. Outras conferências de sucesso foram realizadas na Copenhagen Business School, o Centro Norueguês de Pesquisa Criança, o Departamento de Estudos da Criança da Universidade de Linköping, na Suécia e do Departamento de Comunicação, Comportamento e Consumo em IULM Universidade de Milão.
O tema de 2014, “Being, Becoming and Belonging” (“Ser, Transformar e Pertencer”), baseia-se no argumento de que as crianças e jovens são seres humanos em transição, que precisam ser estudados a partir de suas vivências e experiência amalgamadas pelo seu desenvolvimento concreto e potencial.
A conferência irá explorar o que significa ser um jovem consumidor, e como várias práticas de consumo se relacionam com senso infantil. A conferência também irá considerar os processos de se tornar – aspectos cognitivos, sociais, culturais, morais e históricas de desenvolvimento das crianças como consumidores. O tema também reconhece a importância dos grupos sociais – famílias, colegas e comunidades mais amplas, online e offline – para o bem-estar atual e futuro e para o seu potencial para ser realizado. Outro aspecto importante serão os debates sobre inclusão, exclusão e integração, e sobre os direitos das crianças, competências e vulnerabilidades.
A conferência tem como