Reda O ENEM 2014
O primeiro texto da coletânea textual, retirado da página da BBC, apresenta a problemática do tema, o que demonstra que a banca elaboradora do Enem não teve a intenção de prejudicar o candidato que não conhecia a questão da publicidade infantil.
O texto adaptado da BBC Brasil, além de explicar a resolução da Conanda (que estabelece como abusiva toda propaganda dirigida à criança que tem o objetivo de persuadi-la ao consumo de algum produto por meio de do uso de desenhos animados, cores chamativas, personagens infantis, linguagem infantil, trilha sonora, oferta de brindes) relata que tal atitude gerou um verdadeiro debate entre quem é a favor (ONGs de defesa das crianças e dos adolescentes e pais) e quem é contra (agências publicitárias e empresas que têm produtos licenciados).
Inclusive, o empresário e desenhista Maurício de Sousa e sua filha Mônica de Sousa (que, quando criança, inspirou seu pai a criar a personagem Mônica, que completou 50 anos recentemente) saíram em defesa, na época, de suas propagandas e de seus produtos licenciados da Turma da Mônica. Segundo eles, a resolução do Conanda é muito radical, pois proíbe toda e qualquer propaganda mesmo quando esta é feita com responsabilidade e com respeito às crianças.
A repercussão durou um bom tempo, já que no mês de agosto deste ano o programa global Na Moral, comandado por Pedro Bial, debateu o tema publicidade infantil e teve como convidadas a própria Mônica de Sousa e representantes de ONGs a favor da resolução do Conanda.
É importante destacar, ainda em relação à frase de comando do tema “Publicidade Infantil em Questão no Brasil” e ao primeiro texto da coletânea é que a construção “em questão” vem de encontro ao que o primeiro texto da coletânea afirma em relação à aplicação desta resolução, já que ela ainda está sendo discutida, ou seja, este tema está sendo debatido, ainda, e isso fica claro com a inserção da construção “em questão” no comando do tema.
Assim, o