Condutividade El Trica De Materiais
1. Introdução:
Condutividade elétrica é a capacidade dos materiais de conduzirem ou transmitirem correntes elétricas. Corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons ou cargas elétricas em movimento. Sendo assim, para que ocorra condução de corrente elétrica em um circuito é necessário que em toda a sua extensão existam cargas elétricas e que estas possam se movimentar.
Na natureza, as cargas elétricas estão presentes em todos os matérias, já que todos são formados por átomos. Em geral, os metais são bons condutores, pois em sua estrutura possuem elétrons livres, ou seja, que não estão participando de nenhuma ligação. Estes elétrons livres podem se locomover, se movimentando devido às diferenças de potencial, que são os espaços em que sobram e faltam elétrons.
Sendo assim, a região de carga positiva, onde faltam elétrons, atrai os elétrons, de carga negativa, durante o deslocamento destas cargas ocorrem interações entre os elétrons e a cadeia de átomos. Isto causa alguma resistência ao movimento destes elétrons. Esta resistência à passagem da corrente elétrica é devido à resistividade. A condutividade elétrica é simplesmente o inverso da resistividade. Ou seja, quanto maior a resistividade, menor será a condutividade.
Um material é dito condutor se for capaz de efetuar um transporte de carga elétrica sob a forma de uma corrente elétrica. Já um material é dito isolante quando não for capaz de conduzir ou conduz pouquíssima corrente elétrica. Algumas substâncias quando dissolvidas em água formam soluções que conduzem corrente elétrica, estas soluções são classificadas como condutores de segunda classe.
2. Objetivo:
Para ajudar na compreensão sobre a condutividade de materiais, essa experiência consiste em testar a condutividade de amostras sólidas e líquidas utilizando um condutivímetro analítico.
3. Parte Experimental:
Inicialmente, testou-se a condutibilidade de materiais sólidos, posicionando os eletrodos em suas