Caxumba
Os vírus são transmitidos de pessoa a pessoa por gotículas expelidas pelo espirro, tosse, respiração em ambiente fechado ou por contato direto com a saliva. Eles podem ser transmitidos pelo compartilhamento de utensílios como copos, pratos e talheres. Os vírus podem perdurar por algumas horas fora do organismo e serem transmitidos após o contato, caso a pessoa encoste-se no vírus e depois leve a mão à boca ou ao nariz.
Uma pessoa infectada com caxumba pode contaminar outras entre aproximadamente seis dias antes do início dos sintomas e até cerca de nove dias após o início dos sintomas.
O período de incubação do vírus é, em média, de 16 a 18 dias.
Sinais e os sintomas da caxumba
O principal sinal da caxumba é a inflamação e o crescimento de uma ou de ambas as glândulas parótidas e das outras glândulas salivares, responsáveis por produzir saliva.
O vírus penetra pela boca e se localiza na glândula parótida, onde se dá a multiplicação primária, produzindoinflamação nessa glândula. Ele pode também localizar-se nos testículos, ovários, pâncreas, tireoides, cérebro,próstata, fígado, baço e timo, gerando sintomas próprios a cada órgão. Alguns casos de caxumba são assintomáticos (20-30%), mas se há sintomas os mais gerais e comuns são:
Inchaço doloroso das parótidas.
Febre.
Cefaleia.
Dores ao engolir.
Perda de apetite.
Náuseas ou vômitos.
Dores nos testículos ou nos ovários.
Se não tratada adequadamente, a caxumba em adultos ou adolescentes (e muito raramente em crianças) pode afetar o sistema nervoso central, causando uma meningoencefalite, ou os testículos, causando umaorquiepididimite. Outras complicações possíveis são: meningite asséptica, pancreatite, infecção da tireoide ou dos neurônios, atrofia dos testículos, problemas ovarianos ou cardíacos e infecção renal. tratamento da caxumba?
A caxumba não tem tratamento específico; é uma doença autoresolutiva.
O tratamento é basicamente sintomático, com analgésicos, anti-inflamatórios ou