Projeto De Pesquisa Consumismo Infantil
Infância e consumo
3. DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Como a mídia pode influenciar o consumismo infantil dentre a faixa etária de 3 a 5 anos em algumas escolas de Volta redonda e o brincar como promoção de reversão desse processo.
4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:
Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia que se tornou umas das características culturais mais marcantes da sociedade atual, fazendo com que há mais de três décadas as despesas de uma família dobrassem a cada dez anos.
Podemos constatar que atualmente há um consumo desenfreado entre as crianças. A mídia, principalmente a televisa é fortemente utilizada como produto de incentivo a esse consumo exarcebado. Segundo o IBOPE (2007) a criança brasileira passa em média 4 horas, 50 minutos e 11 segundos por dia vendo TV.
Há vários canais infantis que expõem diversos comerciais direcionados a esse público com mensagens favorecendo o consumo, mesmo que desnecessário, inculcando a idéia que todos podem ter, que para ser uma criança feliz, legal e com vários amigos precisam daquele produto.
A criança, que ainda está em desenvolvimento e mais vulnerável que o adulto é impactada pelas mídias de massa, estimulando-a a consumir e sofre cada vez mais cedo com as graves consequências relacionadas aos excessos do consumismo, como: a obesidade infantil, a erotização precoce, o estresse familiar, a banalização da agressividade e a violência, entre outras.
Diante do exposto acima, como a mídia pode afetar o desenvolvimento da criança diante do abuso de consumo? Quais são as mensagens incutidas na publicidade infantil que contém o intuito de favorecer o consumo?
Qual a influência que a criança exerce no processo de decisão da compra por parte dos pais?
Como o brincar pode contribuir para reverter esse processo?
5. JUSTIFICATIVA
- Segundo o IBGE e Euromonitor, o Brasil é o 2º país maior consumidor de produtos infantis destinados à pessoas de 0 a 10 anos.
- Brasil é composto por aproximadamente 45 milhões de