da escravid o ao trabalho livre
__________________________________________________Emilia Viotti da Costa
No capitulo 9 do livro Da monarquia a república de Emilia Viotti da
Costa, aborda o assunto sobre a escravidão no Brasil e de contraponto nos
Estados Unidos, Emilia mostra como a escravidão aconteceu no Brasil e de contrapartida ocorreu nos Estados Unidos. Será que a escravidão no Brasil foi mais maleável ou a do Estados Unidos fora pior? Ela aborda como a escravidão aconteceu nestes dois países e como o tráfico negreiro agiu de modo predominante para que isto acontecesse. No Brasil escravidão negreira teve inicio pelos português da coroa real, que ao fracassarem ao tentar catequizar os índios do Brasil optaram por escravos negros, pois eram de melhor valia e eram excelentes para o trabalho do campo. O capitulo aborda também a influencia historia e religiosa do Brasil e dos Estados Unidos para a preservação da escravidão. Podemos observar como a abolição aconteceu e como foi seu processo contra a escravidão no Brasil e como os fazendeiros reagiram como a abolição da escravatura.
O capitulo 9 faz uma análise sobre as questões raciais do Brasil e dos
Estados Unidos e quais foram suas influencias históricas, durante este capitulo é feito uma análise de como os dois países de ideologias religiosas diferentes, sendo o Brasil católica e os Estados Unidos Protestante influenciaram nas ações raciais, os aspectos sociais e econômicos.
Podemos citar por exemplo as ações escravocatas que existiam no Brasil e nos Estados Unidos, nos Estados Unidos as relações afetivas entre senhoras e escravos era proibida, impossibilitando então a miscigenação do país que ao contrário do Brasil não existia nenhum lei ou regra sobre a relação de senhor e escravos, influenciando hoje a vasta miscigenação do Brasil.
Após comparar a escravidão nos Estados Unidos e no Brasil,
Degler(autor abordado por Emilia) concluiu que dever-se-ia olhar além das práticas da escravidão para uma explicação