Trabalho escravo
TRABALHO ESCRAVO: Opiniões de um grupo de universitários.
Trabalho de iniciação científica da disciplina de Metodologia Científica do curso de Direito da Universidade Braz Cubas, Sob a orientação da Prof. Dra. Elzira Teixeira Ariza Oliveira.
Dedicatória e Agradecimentos
Agradecemos e dedicamos o trabalho de Iniciação Científica a Deus primeiramente por nos abençoar e iluminar as nossas vidas, aos familiares pela força, colegas de sala pela dedicação e, principalmente, à Prof. ª Dra. Elzira Teixeira Ariza Oliveira pela disponibilidade de tempo, paciência e compartilhamento de todo conhecimento.
Resumo
O nosso trabalho de iniciação científica apresentou objetivos satisfatórios no que se diz respeito ao fundamento da pesquisa elaborada. Desenvolvemos hipóteses e estas foram refutadas na realização da pesquisa de campo. O método apresentou 12 sujeitos masculinos e femininos, na faixa etária de 17 a 30 anos. A questão de maior acerto foi: “O trabalho escravo é aquele oferecido espontaneamente por uma pessoa para que o trabalhador possa quitar suas dividas e garantir sua sobrevivência”, e a questão mais preocupante foi: “O Brasil carrega o fardo histórico de ter sido um dos primeiros países do mundo a abolir a escravidão”. Novas pesquisas devem ser elaboradas para obter maior clareza dos fatos.
Palavras-chave:
Sobrevivência; Exploração; Escravo.
Sumário
Capa
Folha de Rosto
Dedicatória e Agradecimentos
Resumo
Sumário
Introdução
Capítulo I 1. Trabalho Escravo 2.1 Conceito 2.2 Historicidade (Origem) 2.3 Escravidão no Brasil 2.4 Resistências
1.5 Abolição
1.6 Atualidades (Trabalho Escravo Contemporâneo)
1.7 Considerações Qualitativas
Capítulo II 2. Método 3.5 Sujeito 3.6 Instrumento 3.7 Procedimento 3. Tabela 4. Gráfico 5. Considerações Finais 6. Referências Bibliográficas 7. Anexos
Introdução