Molas helicoidais
2.1. Força Elástica - Mola
Considere uma mola suspensa na vertical. Em sua extremidade livre, possui um corpo, a mola sofre uma deformação x pela força aplicada F.
Figura 1.
A força que a mola exerce sobre o corpo é chamada de força elástica da mola. Se esse corpo que foi suspenso na mola não causa deformação permanente na mola, ao retirá-lo a mola volta a sua configuração original. Por isso dizemos que a força que a mola exerce no corpo é elástica. 2.2. Lei de Hooke
A lei de Hooke consiste basicamente na consideração de que uma mola possui uma constante elástica k. Esta constante é obedecida até certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente. Dentro do limite onde a lei de Hooke é válida, a mola pode ser comprimida ou estendida, retornando a uma mesma posição de equilíbrio.
Analiticamente, a lei de Hooke é dada pela equação:
F=-k.x
2.3. Sistema Massa – Mola
Consideramos um sistema que possui um ponto de equilíbrio em relação à mola e a força aplicada a mesma. Na qual chamaremos de ponto 0 (x = 0). Se a força aplicada for maior que o ponto de equilíbrio, surge uma força restauradora: F= -K.x, que o trará a situação inicial.
A posição A e C representa a mola comprimida (ponto de equilíbrio), enquanto que a posição B representa a mola estendida (observe a Figura 2).
Figura 2.
A Medida (x) será a deformação em relação à força (m) definida antes por Força Restauradora. Onde se aumentar a força (m) a força restauradora (x) vai aumentar (estamos tomando o valor de x crescendo positivamente verticalmente para baixo do ponto de equilíbrio). 2.4. Movimento Harmônico Simples (MHS)
O movimento harmônico simples é um fenômeno periódico, pois se repete, identificando, em intervalos de tempos iguais. O período T é o menor intervalo de tempo para uma repetição deste fenômeno realizado. Um oscilador harmônico efetua um movimento periódico, cujo intervalo é T para cada repetição do