Os atos isolados de racismo no futebol A democracia Racial de Gilberto Freire e suas ressalvas
A democracia Racial de Gilberto Freire e suas ressalvas
Fabrício Rayner
contato:fabriciorayner@oi.com.br
Introdução:
Este trabalho foi elaborado analisando os últimos atos de intolerância racial no futebol brasileiro e mundial tendo em vista o suposto preconceito generalizado contra negros Brasil. Este trabalho pretende com argumentos, fontes, dados históricos, sócias e culturais afirmar que não existe racismo generalizado e sim atitudes isoladas de pessoas que não representam o pais como um todo.
Este trabalho não pretende fomentar uma luta de classes nem tão pouco promover uma afirmação desta ou outra cultura. O foco deste trabalho é descordar respeitosamente do tema proposto e expor o ponto de vista do grupo respeitando a opinião de todos mas não nos abdicando da nossa.
Desenvolvimento
O racismo é uma tendência de pensar e agir tomando como base a existência de classes inferiores e superiores. Na historia mundial essa espécie de preconceito fez estragos inimagináveis em varias partes do mundo. Do terceiro Reich de Hitler na Alemanha nazista à apartheid na África do Sul. O racismo aonde for aplicado deixara marcas que se pronlogara por gerações a gerações.
O Brasil descoberto do ponto de vista europeu em abril de 1500 não escapou desta lamentável característica da espécie humana que se fossemos sintetizar seria o tipo de pensamento que julga as pessoas pela cor da sua pele e não pelo conteúdo de seu caráter.
O racismo no Brasil tem suas raízes na escravidão de índios, e africanos no processo de colonização. Mas é importante ressaltar que já existia escravidão ates dos portugueses começacem a se apropriar da força de trabalho dos índios de maneira ilícita. Que tipo de escravidão seria essa? A escravidão dos índios pelos próprios índios.
Apesar da escravidão entre índios não ser algo comum entre as tribos havia excessoes. As tribos dos papanaenses,os guaianas, e os tapuias também faziam escravos entre si.