Tecnologias digitais na educação
ESPECIALIZAÇÃO COM ACESSO AO MESTRADO
PROFESSOR: HERMÍNIO BORGES NETO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
DIANA ABREU PEREIRA
SOBRAL-CEARÁ
2011
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
O progresso tecnológico na sociedade atual e a melhoria do acesso de usuários nas situações de aprendizagem, devido o incentivo que busca a inclusão de alunos e professores as novas tecnologias vem desafiando os formadores: como garantir a utilização adequada por parte dos educadores.
A atividade do aluno passou a ter um papel central no desenvolvimento cognitivo e na formação de todo e qualquer conhecimento, cujas repercussões incidem na maneira de se conceber o ensino e o papel do professor. Além disso, com a inclusão das novas tecnologias em ambientes escolares de ensino e aprendizagem, houve modificações substanciais em tais ambientes, o que exige conhecimento para a sua adequada utilização. (BORGES NETO, CAMPELO BORGES, s\d)
A preocupação incide toda via pela dificuldade ainda sentida e insuperada por nossos professores, incorporando as novas tecnologias. O trabalho desenvolvido nas tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico baseia-se em duas teorias: a cognitivista de Piaget, o seu seguidor Seymour Papert com o micromundo LOGO ou “Geometria da tartaruga” na inteligência artificial com a computação e Louis Johannot no Ensino da Matemática e a corrente Seqüência Fedathi. Contraria a essa corrente tem-se Yves de La Taille (1990) que discuti aspectos positivos e negativos acerca dos trabalhos de Papert. É notório que podemos desenvolver e perceber vantagens no trabalho do raciocínio lógio com o “bom” uso do computador, como ferramenta associada à didática do professor. Ainda segundo BORGES NETO e CAMPELO BORGES,
[...] intercâmbio ativo e simultâneo, de assimilação e acomodação a elementos