Etapa 4
Este filme conta a história de um adulto com deficiência intelectual, ou seja, ele tem a mente de uma criança de sete anos de idade.
Sam tem uma filha, Lucy , com uma moradora de rua que só queria um lugar para passar a noite e acabou engravidando. Depois que a filha nasceu ela a abandonou.
Ele cria a menina com muito amor e com ajuda de seus quatro amigos, todos deficientes também. Ao perceber a deficiência de seu pai, Lucy começa a não querer se desenvolver, principalmente, na escola para não ficar mais inteligente que ele.
O drama vivido por ele inicia-se quando tem a guarda da filha ameaçada, pois no dia em Lucy completa sete anos de idade, uma assistente social vai até a casa deles e a leva para um orfanato, alegando que Sam não tem capacidade de criar a sua filha.
Incentivado por seus quatro amigos, Sam parte para a luta em busca da guarda de Lucy, que já está sob custódia do governo, pronta para adoção, pois, a justiça o julgou incapaz de ser responsável pela criança. Para isso, ele recorre a uma advogada, Rita, super conceituada que aceita ajuda-lo, sem cobrar, para demonstrar aos amigos que tem compaixão
Rita tem problemas de relação com o seu filho, o drama enfrentado por Sam e, principalmente, o seu esforço para ficar ao lado da filha, ajudam a advogada a refletir sobre seu relacionamento com o filho e passa, também, a admirar Sam.
Sam luta pela guarda de Lucy nos tribunais, que será adotada por uma família de pessoas “normais”, provando que pode ser responsável pela criação da criança, tentando superar os seus próprios limites.
O Filme mostra uma realidade enfrentada por várias famílias, é claro cada uma com suas necessidades particulares. O que pude observar no filme, é que a sociedade tenta impor um modelo de família perfeita aos olhos deles, sem levar em consideração os principais atos que constituem uma família, que é a afetividade, a transmissão de valores, a proteção..etc. tudo isso a criança recebia do pai, pois