Administracao
Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social, baseado na evolução humana e identificando os problemas aos quais essas teorias pretendiam solucionar.
Na história do homem, em todas as áreas do conhecimento é de fundamental importância o estudo dos principais pensadores, bem como suas respectivas teorias e princípios. A humanidade, desde seus primórdios, sempre produziu, porém ocorriam muitos desperdícios e então foi surgindo a necessidade de aprimoramento de técnicas de fabricação.
Falaremos também da Administração como uma habilidade humana e abordaremos os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes, principalmente as de Taylor, evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir as abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração. A Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas, para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
Veremos três aspectos chaves que devem ser apontados nas definições deste trabalho: * dar maior ênfase ao elemento humano na organização; * focalizar a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é, nos objetivos em vez de nas atividades; * incluir o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais.
Resumindo, poderemos afirmar que Administração é o processo de: * planejar, * organizar, * dirigir, * coordenar e * controlar.
SURGIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.
O início das teorias da Administração como área