Etapa 4
Parte-se da idéia de que a implementação de um sistema de informação deve ser vista como processo de mudança organizacional, pois tem o potencial de interferir em vários aspectos da organização. As informações contidas nos sistemas das organizações não são mais somente para fins de controle e sim, se bem utilizadas, são grande diferencial competitivo que é um fator chave para o sucesso.
O Sistema de Informação de RH é um sistema utilizado para coletar, registrar, armazenar, analisar, e recuperar dados sobre recursos humanos da organização e de suas respectivas atividades.Os benefícios que a empresa ganha na área administrativa é a redução de custo e tempo de processamento da informação sobre os funcionários e suporte para a decisão auxiliando os gerentes e os funcionários nas tomadas de decisão eficazes.
Para que um programa de RH tenha menor incerteza sobre a situação e maior eficácia das decisões a tomar é preciso que esse sistema seja bem planejado e desenhado.
Ao tomar decisão pela utilização de sistemas, as empresas esperam obter diversos benefícios tais como; a integração, a atualização tecnológica, a redução de custos com o TI e o aceso a informação de qualidade em tempo real para tomada de decisão. Por outro lado existem também desafios como: a etapa de implementação que envolve o processo de adaptação dos processos de negócios dos sistemas, customização do sistema, a carga de dados inicia com a configuração do hardware e software e treinamento dos usuários.
Esses softwares auxiliam e permitem tomadas de decisões rápidas, proporcionando economia de tempo, além de atenderem todas as normas e legislação trabalhista, possuem os controles básicos, com os horários, férias e rescisão.
As dificuldades decorrem do fato de envolver mudanças organizacionais e que implicam alteração nas tarefas e responsabilidades de indivíduos e departamentos.
Devido a complexidade dessa mudança e dos conflitos que ela pode causar entre os envolvidos decorre a