trabalho horta comunitaria
CURSO:
Nutrição
DISCIPLINA:
Politica e planejamento em Nutrição
PROFESSOR:
Katia Cilene
NATUREZA:
Trabalho em grupo
NOMES: Misraine Andrade
Jakcilaine
Iury Amaral
Gleisiane Laiane
Thauane Fernandes
Horta Comunitária
RESUMO
As hortas comunitárias são criadas e desenvolvidas com o propósito de atender a qualidade de vida das pessoas e também para gerar renda às famílias envolvidas, sendo comum encontrar nesses locais pessoas com grau elevado de necessidades. Os resultados obtidos em hortas comunitárias têm sido satisfatórios, por atender o mercado com produtos naturais de boa qualidade, normalmente obtidos sem a utilização de agrotóxicos. As pessoas envolvidas trabalham na maior parte das vezes gerando renda e obtendo bons produtos para consumo próprio e de sua família e vendendo para prefeituras para o abastecimento de escolas, creches entre outros locais públicos.
INTRODUÇÃO
A oferta de trabalho vem se tornando escassa ao longo dos anos e a revolução tecnológica das ultimas décadas veio para acirrar ainda mais esse quadro social fazendo aumentar o número de desempregados.
A formação de hortas comunitárias esbarra no problema da falta de recursos daqueles que devem fazer parte do trabalho. Uma possível solução para a falta de recursos é a procura de parceiros com capital ou renda para patrocinar os insumos naturais e outros materiais necessários para a sua manutenção física. Parceiros, na maioria das vezes, são as prefeituras municipais.
As hortas comunitárias são instaladas em lotes, produzindo verduras, legumes, hortaliças e frutas produzidas, na maioria dos casos, a partir dos princípios de agricultura orgânica, sem os inseticidas e fungicidas tradicionais, o que garante mais qualidade ao que é produzido.
Para as prefeituras muitas vezes é mais vantajoso investir nas hortas. Também é um bom investimento por oferecer empregos para todos os que trabalham na produção de verduras e legumes, vendidos, em geral, para