AVA TRABALHO
Os indivíduos que se encontram na situação de desemprego perdem sua referência de cidadãos, uma vez que são excluídos da produção e do consumo.
Este fator pode gerar problemas familiares e de exclusão social, que juntos a outros problemas os levam, não raro, à situação de rua, passando a necessitar de abrigo e assistência.
As hortas comunitárias são criadas e desenvolvidas com o propósito de atender a qualidade de vida das pessoas e também para gerar renda às família envolvidas, sendo comum encontrar nesses locais pessoas com grau elevado de necessidades.Os resultados obtidos em hortas comunitárias têm sido satisfatórios,por atender o mercado com produtos naturais de boa qualidade, normalmente obtidos sem a utilização de agrotóxicos. As pessoas envolvidas trabalham na maior parte das vezes em regime de cooperativa, gerando renda e obtendo bons produtos
1.2) Apresentação do projeto –
Nosso projeto visa implantar hortas comunitárias em lotes vagos, produzindo alface, tomate, couve, espinafre, repolho, alho, rabanete, beterraba e cenoura, entre outras verduras e legumes, produzidos, na maioria dos casos, a partir dos princípios de agricultura orgânica, sem os inseticidas e fungicidas tradicionais, o que garante mais qualidade ao que é produzido.
As hortas receberam a participação de toda a comunidade, mesmo daqueles que não se beneficiam diretamente da produção.
Para as prefeituras muitas vezes é mais vantajoso investir nas hortas do que manter os terrenos limpos e é dentro deste tema que estamos trabalhando. Também é um bom investimento por oferecer empregos para todos os que trabalham na produção de verduras e legumes,vendidos, em geral, para a própria Prefeitura, que os utiliza na merenda escolar e também oferecidos dentro das comunidades, assim