ETAPA 4
Paulo Freire nasceu em setembro 1921 ( Recife ) e faleceu em maio de 1997 (São Paulo). Uns dos maiores educador brasileiro, atribuindo a importância do método de alfabetização de ensinar a ler e a escrever; qualificado pela Folha de São Paulo como criador da Pedagogia do Oprimido, método de alfabetização de adultos em 1997, porém ele não era pedagogo mas sim pedagogista e filósofo.
Segundo o capitulo 4 de Educação como prática da liberdade que apresenta em nota de roda pé, classificações de métodos de alfabetização que propõe um “método eclético “ que abarca a síntese e análise, proporcionando o analítico-sintético. ( PLT. Alfabetização e Letramento Magna Soares pag. 118 ).
Na alfabetização não é apenas para aprender as técnicas do ler e do escrever, mas como meio de superação de consciência ingênua para uma critica. Segundo a concepção de Paulo Freire a consciência do homem sobre sua capacidade de refletir sobre si mesmo e o mundo o torna capaz de refletir sobre a alfabetização do conceito mundo, de forma à colaborar com força transformadora para a realidade do ser humano.
A educação é com certeza um dos fatores mais importantes para a construção de uma sociedade democrática desenvolvida e socialmente justa como uma única garantia de valorização do ser humano. Estar alfabetizado atribuiu significado e sentido das funções sociais vinculadas à escrita.
Levando se em conta que a mediação de educadores e coordenadores pode mudar o contexto curricular e cultural da alfabetização, transformando o material e o objetivo com que se alfabetiza. As relações sociais é uma concepção que põe o método a serviço de um certa politica e filosófica da educação, levando a aquisição das técnicas de leitura e escrita ignorando seus contextos sociais e culturais.
È a politica filosófica da submissão que tem objetivo de levar ao mundo da escrita, de forma reflexiva e critica entre alfabetizando e alfabetizador, segundo a teoria de Freire não é um método mas sim uma concepção de